Cor da pelagem, temperamento e domesticação
- ratbehavior.org
- 15 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Durante séculos, a sabedoria convencional diz que a cor do pelo de um animal e seu temperamento podem ir junto. Por exemplo, indivíduos com crias de albinos, cavalos de pintura de pele branca, gatos brancos, ponteiros despigmentados - às vezes tendem a ser nervoso. A evidência sugere que essa sabedoria nem sempre é conto da carochinha. Cor de pelagem e temperamento são por vezes ligados, porque existem ligações entre a química hormonal, desenvolvimento neural e produção de pigmento. A relação entre temperamento e cor de pelagem pode ter desempenhado um papel importante na domesticação de diferentes espécies, incluindo o Rattus norvegicus.
• O que é temperamento?
Temperamento é a maneira de um indivíduo de responder ao mundo. Tímidos, ousados, cautelosos, irritáveis, dóceis, reativos e passivos são todos exemplos de temperamento. O temperamento de um indivíduo tende a ser consistente entre situações e durante a vida de um indivíduo.
• Temperamento animal selvagem e doméstico
Uma das diferenças mais marcantes entre animais selvagens e animais domésticos é a diferença em seus temperamentos.
Animais selvagens tendem a ser altamente reativos ao seu ambiente. Quando excitados eles tendem a reagir fortemente, mesmo violentamente. Animais selvagens em cativeiro respondem estressantemente a coisas como movimento inesperado, sons, transporte e proximidade com os seres humanos. Uma raposa selvagem trazida para o cativeiro encolhe-se e encolhe-se para longe de uma mão humana que se aproxima, e se pressionada de perto, ela pode atacar e morder. As raposas vermelhas selvagens adultas trazidas ao cativeiro quebraram até mesmo seus dentes caninos em uma tentativa de escapar, e uma raposa selvagem foi relatada ter rasgado na porta de madeira de sua gaiola em um frenesi até que deixou cair morto da exaustão (Keeler et al , 1970).
Os animais domésticos, ao contrário, são mais passivos para com o seu ambiente. Eles não são estressados por movimentos inesperados, sons, ou a proximidade com os seres humanos. Os animais domésticos tendem a ser dócil e tranquilo quando comparado com os seus homólogos selvagens. Conclusão A ligação entre a cor da pelagem e o temperamento decorre de uma relação entre a produção de pigmentos, a química hormonal e a neuroquímica. Seleção de comportamento pode mudar o status hormonal, bem como a linha do tempo de desenvolvimento. Esta relação biológica entre o temperamento e a cor do pelo pode, portanto, ser uma das razões históricas de que as colorações black e hoodeds são muito mais comuns em animais domésticos do que em suas contrapartes selvagens.
Comments